THE G WORD: Transforming gender norms, one story at a time

l4bfor_kwe6j1 formatos híbridos, linguagens híbridas 0 Comments

THE G WORD, uma produção híbrida produzida pela Breakthrough, apresenta histórias que desafiam as normas de padrões de gêneros, incentivando a quebra barreiras relacionadas ao assunto, aceitação e a expansão do ponto de vista dos usuários. A interface apresenta um conjunto de círculos coloridos, divididos em seis temas: corpo, infância, família, trabalho, relacionamentos e escola; em cada círculo, uma história …

The shirt on your back

l4bfor_kwe6j1 formatos híbridos, linguagens híbridas 0 Comments

The Shirt on Yout Back é um documentário interativo sobre o desastre do edifício Rana Plaza, em Dhaka, capital de Bangladesh. Considerado um dos maiores acidentes da história da indústria têxtil mundial, 1130 pessoas morreram e milhares ficaram gravemente feridas O projeto, produzido pelos jornalistas do The Guardian, acompanha a linha de produção de roupas que são exportadas para todo …

Manekin Challenge

editor labfor, linguagens híbridas 0 Comments

Uma experiência de “navegação interativa dentro da foto”. A imagem foi contracapa da Revista Plural edição 12, e havia a possibilidade de acessar, via pp Layar, um vídeo de realidade aumentada (abaixo). [em breve]

Impressão com tipos móveis

editor labfor, linguagens híbridas 0 Comments

Fomos visitar uma gráfica e aprender como fazer uma impressão com linotipos – os também chamados tipos móveis. Antigamente, as impressões eram feitas assim. Hoje, algumas gráficas fazem ainda os lambe-lambes, esses cartazes que são colados por aí, dessa maneira. E foi numa Vandercook, impressora tipográfica do ano de 1969, em que foi feita a capa da Revista Plural número 12. …

Turma 2016/2

editor inovação, linguagens híbridas 0 Comments

Durante nosso semestre, resolvemos abordar um assunto importante: a violência contra a mulher em diversos âmbitos. Após o levantamento de dados sobre o tema, as alunas de jornalismo produziram infográficos para serem distribuídos pelo bairro da Vila Mariana. A aplicação misturou infografia com a técnica do grafite, pondo em prática o conceito da agência, que é fazer jornalismo em formatos …

Adesivagem nas escadas da ESPM

editor brasileiros, hackerismos, labfor, linguagens híbridas 0 Comments

No primeiro semestre de 2016 as alunas do Laboratório de Formatos Híbridos junto com a equipe do Design Lab da ESPM realizaram um projeto para as escadas do bloco C da Álvaro Alvim 123: adesivagem com informações sobre saúde, para que mais pessoas pudessem ser incentivadas a subir pelas escadas. A equipe de jornalismo pesquisou e produziu conteúdos: quantos degraus …